Criar e Rentabilizar um Blog de Nicho. É possível?

Um blog que atua num determinado nicho, é um blog com um conteúdo extremamente restrito e com foco exclusivo num tema preciso. Imagine um blog sobre viagens, e depois imagine um blog sobre viagens à Paris, este último é um nicho.

Algumas características que o seu blog de nicho deverá ter:

  1. Foco: É extremamente importante que o seu blog se foque no tema central que você escolheu. Se você tem um blog sobre carros, não é aconselhável falar de outros tipos de veículos. Os seus posts deverão ser bastante precisos e alinhados, para que mesmo que não sejam regulares, tenham conteúdo suficiente para atrair muitos leitores;
  2. Conteúdo Único: É importante que o seu blog tenha conteúdo único. Por mais listas de contatos que tenha ou invista em SEO e motores de busca, se o seu conteúdo não for único, dificilmente irá atrair visitantes. Portanto, o mais importante no seu nicho é focar-se e escrever conteúdo de elevadíssima qualidade. Só dessa forma conseguirá garantir retorno e viabilidade.
  3. Escolha do Template: A escolha da sua template deve recair também em algo único. Sugiro mesmo a compra de um tema de qualidade e depois transforme-o, e faça dele algo único. Tenha também especial atenção à sua estrutura e capacidade de monetização. Isso será extremamente importante. Uma vez que irá ter conteúdos mais seletivos e menos regulares, é importante que o seu tema seja extremamente agressivo em termos de monetização.
  4. Público Alvo: É importante definir o público alvo em que irá atuar. Por melhor que seja o seu nicho de mercado, é importante que também seja viável em termos de motores de busca e visitantes vindos desse tipo de ferramentas. Se escolher um nicho muito restrito, irá receber muito pouco retorno a longo prazo.

Como rentabilizar um Blog de Nicho?

A melhor forma de rentabilizar um blog que atua num determinado nicho, é escrevendo conteúdo de elevadíssima qualidade. Dessa forma você estará a garantir que o seu leitor irá se aprofundar ao tema e depositar a sua atenção no que está a ler.

Um blog de nicho é bastante simples de rentabilizar, em regra geral apresenta rendimentos muito superiores a qualquer outro tipo de estrutura. Não se pode esquecer que qualquer publicadora de publicidade contextual como o Google Adsense, paga bastante mais por clique em publicidade mais especifica.

Ao ser especifico no seu nicho de mercado, você estará a ser especifico também no tipo de publicidade que lá pretende apresentar. Ao ser especifico na publicidade e nos temas que pretende utilizar, você irá retirar grandes vantagens em redes de publicidade contextual, de imagens ou de videos, dentro do tema que escolheu, claro!

Ao utilizar estas redes de publicidade, você poderá associar também o Google Adsense. A publicidade contextual é sempre uma excelente ferramenta de rentabilização em nichos de mercado. Eu explico-lhe porquê:

  • Relevância: O Adsense tem a particularidade de conseguir contextualizar a sua publicidade como nenhum outro programa de publicidade consegue. Dessa forma você irá estar a apresentar aos seus leitores, aquilo que eles querem ver.
  • Efetividade: O Adsense para pesquisas é bastante efetivo e à medida que os utilizadores procuram determinados conteúdos, eles irão obrigatoriamente encontrá-lo. Este tipo de efetividade irá ser bastante rentável a curto prazo, uma vez que aliada à contextualização, você estará sempre na linha da frente.
  • Lucro Passivo: Este tipo de publicidade contextual dificilmente o irá fazer ficar rico, o que por um lado é mau, mas por outro lado é bom.O adsense permite-lhe alguma mobilidade para criar conteúdos de elevada qualidade e que atraiam mais visitantes e cliques, ao mesmo tempo que lhe permite usufruir de outros sistemas de rentabilização como aqueles de que falei em cima.

Alguns desafios para quando iniciar o seu blog de nicho

Existem diversos desafios quando se inicia um blog de nicho. Você saberá certamente alguns, e outros irei abordar nas próximas postagens. No entanto, é necessário ter em mente uma série de fatores importantes a ter em mente quando se inicia um blog de nicho. Observe:

Como e qual domínio devo escolher?

Que tipo de pesquisa de keywords deverei fazer?

Como deverei monetizar o meu blog?

Como conseguir criar impacto imediato?

Que sistemas de rentabilização deverei utilizar?

Como gerar mais tráfego?

Como conseguir captar a atenção e que tipo de marketing utilizar num blog de nicho?

Estas são algumas das perguntas que vou responder num próximo post sobre Dicas para criar e optimizar conteúdo num blog de nicho.

5 (100%) 1 voto

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *