A melhor forma de fazer sucesso com uma franquia

As franquias são opções muito vantajosas para empreendedores que buscam um negócio com muitas chances de dar certo. No entanto, alguns cuidados são essenciais para que você realmente invista em um negócio que dê bons lucros ao final do mês, a fim de pagar o seu investimento e começar a faturar de fato. Afinal, que quanto mais famosa a franquia, mais alto é o seu valor. Para tanto, confira as dicas de como fazer sucesso com uma franquia.

O primeiro ponto é saber como funciona a franquia escolhida, cada uma conta com as suas particularidades. Em geral, é preciso seguir várias regras, quanto à padronização do serviço, sendo que todas as franquias contam com alguns aspectos que ficam a cargo do franqueado. Mas antes mesmo de avaliar como funciona a franquia para pensar como você se daria dentro do sistema, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher a marca da qual você deseja se tornar um franqueado.

Existem muitas empresas, nacionais e internacionais, que estão ampliando a sua rede pelo país em formato de franquia. O mais comum é que você envie uma proposta e receba um retorno da empresa, sendo que eles vão avaliar as suas chances de se tornar um franqueado. Para aumentar as possibilidades, é mais adequado que escolha uma franquia de um ramo no qual já tenha experiência.

Também avalie bem o ponto de localização, o que é fundamental para você entrar na rede e ter um negócio de sucesso. Shoppings, bairros centrais com muito fluxo de pessoas, centros comerciais e aeroportos são alguns dos lugares que combinam com a localização de franquias famosas.

Dicas de como fazer sucesso com uma franquia

Na hora de escolher uma franquia, acima de tudo, você deve pensar e forma racional. Por mais que você aprecie muito os produtos de uma determinada marca, é preciso avaliar qual a franquia que realmente será mais aceita na sua cidade ou região. Ou seja, não adianta escolher uma franquia apenas porque você gosta dela.

Quando se trata de uma franquia internacional, então, o cuidado é maior. Você deve responder a pergunta: esse produto combina com a minha cidade? Por mais que inovar seja uma palavra-chave do empreendedorismo, talvez, seja mais seguro escolher uma franquia que já existe na sua cidade e que você sabe que é sucesso de público.

Por outro lado, não é só porque a sua loja está associada a um nome famoso que o seu trabalho será mais fácil. Se você não oferecer um serviço de alto nível aos seus clientes eles não vão mais comprar com você. É normal que quando o consumidor entre em uma loja de rede ele já tenha uma determinada expectativa e você deve supri-la.

Há também produtos que combinam mais com determinadas estações do ano, mas nem por isso você vai fechar as portas quando o movimento cair. A dica, portanto, é organizar o seu estoque e fazer promoções para que o fluxo continue.

Como fazer sucesso com uma franquia: considerações finais

O negócio de franquia se assemelha muito a outros negócios, sendo imprescindível ao franqueado ter conhecimentos de administração, mesmo que seja marujo de primeira viagem. Ele também deve ser um líder, comandando equipe, passando as informações relevantes aos demais sobre a rede e, principalmente, dando o exemplo.

Além de investir no atendimento, que deve ser o diferencial da sua franquia, já que o produto pode ser igual ao de outras lojas, é preciso apostar em um marketing inteligente. Muito dos materiais a própria rede pode fornecer, mas você também pode acrescentar mais canais de comunicação, desde que essa possibilidade esteja na política da rede. Ou seja, se for possível, não se contente apenas em distribuir folders, mas esteja também nas redes sociais.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *