Otimize o Seu Blog Hoje: 17 Dicas Comprovadas!

Olá, o que pretendo hoje com este post, é fazer uma listagem de dicas curtas e sucintas, para que possa optimizar o seu blog ou website já hoje.
O mais comum de se encontrar na internet, são blogs que atuam em nichos de mercado através do WordPress, e agora pretendem tornar esse hobbie, no seu emprego do dia-a-dia.
A maioria destas dicas tomam-lhe cerca de 10 a 15 minutos, ou menos, a serem implementadas, portanto, não dê desculpas com a falta de tempo. Otimize o seu horário e o seu blog, e veja os resultados após algumas semanas.

Dicas para optimizar o seu blog ou website hoje!

  1. Templates Nativos e Gratuitos: Com a quantidade de temas WordPress que existem espalhados por toda a internet, não faz o minimo sentido você utilizar no seu blog um tema nativo do WordPress. Ainda assim, mesmo os temas gratuitos não lhe irão garantir uma exclusividade mais assertiva, pelo que se não tiver disponibilidade financeira para comprar um tema feito exclusivamente para si, poderá sempre optar por um tema comprado a um webdesigner profissional.
  2. Logo = Home: Este é um erro frequente de muitos blogueiros. Ao customizarem as suas templates, esquecem-se que o logotipo deverá ter sempre o link para a homepage.
    Essa pequena linha de código irá garantir-lhe que os seus leitores não vão procurar pela homepage, ainda que a tenha na barra de navegação do seu blog.
    Uma grande fatia dos temas para WordPress já incluem link para a homepage, mas muitos outros não.
  3. A barra de pesquisa: É extremamente importante ter uma barra de pesquisa no seu website. O WordPress inclui uma barra de pesquisa, mas no caso de você se apresentar bastante bem posicionado nos rankings do Google, poderá sempre incluir uma barra de pesquisa do Google e ganhar mais algum dinheiro com isso.
  4. A página Erro 404: Brevemente vou escrever um post sobre como fazer uma página de Erro 404 perfeitamente profissional e que encante o usuário que se enganou ou chegou a uma página que não existe no seu website.
  5. Sublinhar os Links: A relevância dos links que produzimos é geralmente muito importante por diversos motivos. Primeiro porque queremos direcionar o leitor para um determinado conteúdo, ou porque queremos que o leitor clique nesse link por ele ser publicidade ou outro tipo de link.
    Pois bem, é importante manter os links sublinhados ou de outra cor. Essa alteração pode ser feito no CSS do seu blog, ou através de um plugin.
    Se não dominar nenhuma das duas opções, pode sempre fazer manualmente quando criar um link num determinado texto.
  6. A consistência: Muitos de nós por vezes não equacionamos pequenos problemas que nos poderão surgir a qualquer momento na vida. A consistência de um blog e de uma escrita é extremamente importante por diversos motivos, e você deverá querer mantê-la e acima de tudo comprometer-se consigo e com os seus leitores.
    Muitos de nós provavelmente escrevemos 6 posts numa semana e na semana seguinte não escrevemos nada porque falta a imaginação ou simplesmente porque falta tempo e disponibilidade. Como tal, é aconselhável que organize o seu calendário. Se na semana que vem irá ter menos tempo, aproveite a semana que está a decorrer para escrever alguns dos conteúdos da semana seguinte. Seja regular.
  7. Faça um backups das ideias: O Backup das ideias é extremamente importante e tanto eu como você, sabemos que existem dias ou alturas em que não existe motivação ou simplesmente imaginação para escrever seja sobre o que for. Como tal, é importante que sempre que tenha uma ideia, escrever o título dessa ideia e alguns dos pontos chave do seu desenvolvimento. Assim será possível manter uma agenda de coisas interessantes para escrever, na altura em que falta a imaginação.
  8. A criação de um favicon: Brevemente vou explicar a importância e como fazer um favicon para o seu website.
    Muitos são os bloggers que não se importam com o favicon do seu website, por provavelmente não fazerem a minima ideia do potencial que ele tem aos olhos dos leitores.
    Não se esqueça que um favicon é uma imagem de marca, e que não aparece somente no browser que você utiliza. Aparece também nas tabs, nas sub-tabs, nos leitores de RSS, nos favoritos e em muitos outros locais.
  9. Seja social: Instale o plugin AddThis.com para wordpress no seu blog, e permita ao seus leitores que adicionem os seus conteúdos às redes sociais de que mais gostam.
    Isso é importante para eles e também para si, uma vez que o tornam mais social e acima de tudo mais influente.
  10. Faça um scan aos posts anteriores: Se é conhecido por cometer alguns erros ortográficos ou escrever muito rápido, deixe um tempo para reler posts anteriores e optimizar a sua escrita. Muitos blogueiros melhoram a sua escrita de dia para dia e conforme vão evoluindo os seus blogs. Aos olhos dos leitores, a gramática é extremamente importante e espelha a qualidade ou falta dela num determinado momento da sua navegação.
  11. Não obrigue a registro: Se você obrigar os seus leitores a registarem-se para comentar os seus posts, o que irá provavelmente acontecer é que muito desses posts irão permanecer com zero comentários. Não torne as coisas complicadas. Hoje em dia não se deve obrigar ninguém a fazer algo que não pretendem.
  12. Comente no seu blog: Comentar o seu próprio blog é bastante interessante. Se você recebe algumas centenas de comentários nos seus posts, tome algum do seu tempo para responder e interagir com os seus leitores. Além de eles acharem que os está a valorizar e a interessar-se pelos seus problemas, você estará a dinamizar o seu próprio blog e a criar um pequeno efeito de Fórum.
  13. Crie e atualize a sua página “Sobre Nós”: Este tipo de página, geralmente mais pessoal e de identificação, é extremamente importante por diversos motivos. Primeiro porque você se familiariza com o usuário e isso cria um sentimento de maior confiança no leitor, e depois porque todos os leitores adoram saber um pouco sobre quem escreve, e porque escreve. Esta página poderá funcionar também como um espaço de auto-reconhecimento, onde você poderá colocar links de outros blogs, locais onde tenha sido falado, entrevistas, etc.
  14. O botão RSS Feed: Dê importância ao seu botão, ou botões de RSS Feed. Faça com que sejam visíveis aos olhos dos leitores. É importante para si porque ganha utilizadores fieis à leitura do blog, e é importante para eles porque poderão fidelizar-se e ler os seus conteúdos no seu software de leitura RSS. A subscrição por e-mail é igualmente importante, porque permite aos utilizadores estarem atentos ao que se vai publicando no seu blog, sem que seja necessário navegar nele.
  15. Sugira outros conteúdos: É comum ver-se na blogosfera e em sites comerciais, posts ou produtos que no final da página têm links para posts ou produtos relacionados com aquele que estamos a ver. Isso é bastante interessante na óptica do leitor, uma vez que a relevância desses conteúdos será bastante grande, principalmente porque estão associados ao mesmo tema que esse utilizador está a ler. Instale o plugin “related posts” plugin para wordpress e adicione a cada post seu, outros posts relacionados com esse tema.
  16. Dê destaque aos melhores posts de sempre: A melhor forma de gerar tráfego adicional, é criando um post com as mais lidas da semana ou as mais lidas de sempre por exemplo. Isso fará com que os seus leitores mais recentes, tenham acesso aos melhores conteúdos publicados antes de conhecerem o seu website. Muitos leitores vasculham nos artigos dos blogs na procura de algo que efetivamente lhe traga benefícios. Ajude-os.
  17. Não abuse dos Widgets: Os Widgets são provavelmente a maior praga do século. Embora sejam extremamente engraçados e fáceis de utilizar, são geralmente utilizados abusivamente por muitos blogueiros e webmasters. Não faça do seu blog uma casa de widgets ou de publicidade. Os seus leitores não irão achar isso interessante, e quanto maior for a taxa de publicidade ou widgets presente no seu blog, menor será a sua taxa de conversão. Mantenha o aspecto simples e bonito, ainda que utilize 1 ou 2 widgets.

Estas são apenas algumas das dicas que você poderá começar a utilizar já hoje. A optimização de determinados aspectos no seu blog é extremamente importante, especialmente aos olhos dos seus leitores.
Certas modificações irão fazer do seu blog um lugar mais atrativo e interativo perante à concorrência. Tenha isso em mente na altura em que pensar encher o blog de publicidade.

5 (100%) 1 voto

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *