Sucesso Online: Os 03 Fatores Mais Importantes!

Tal como o algoritmo dos motores de busca, que define a ordem dos sites numa pesquisa, são muitos os fatores que ajudam a separar aqueles que têm sucesso daqueles que nunca o atingem. Mas tal como nos motores de busca, há três ou quatro fatores que têm mais peso e ajudam a separar os que têm dos que não têm sucesso no mundo online.

Olhando ao meu trajeto, e daqueles que conheço que mais sucesso atingiram, sem estar sequer a olhar para os “fora de série”, porque nem todos temos esse objectivo, eis as características que considero serem as mais importantes, na respetiva ordem:

Muita vontade de trabalhar e capacidade de sacrifício

Ao contrário do que às vezes possa parecer, tanto na forma como as diferentes formas para ganhar dinheiro online são promovidas, como no estilo de vida que vemos das pessoas que já atingiram algum sucesso, é necessário muito esforço, muitas horas de trabalho, e capacidade de sacrifico para se atingir sucesso online.

As pessoas que atingem sucesso online trabalham 8, 10, 12 ou mesmo 16 horas por dia, e na maioria dos casos 7 dias por semana. A grande maioria tem um emprego “normal”, que lhes ocupa 8 horas por dia, e depois sacrifica aquilo que outros aproveitam como tempo para descansar, estar com amigos e beber uns copos, para trabalhar mais 2 ou 4 horas por dias nos seus sites. Há depois outros, que por força das circunstâncias ou por opção, investem a totalidade das tais 10 a 16 horas por dia a desenvolver os seus negócios online.

Aqueles que pensam que o sucesso online se obtém trabalhando nisto apenas quando não há nada melhor para fazer, ou seja, depois de se ver umas horas de televisão, estar com os amigos, andar na noite, jantares, e outras atividades de igual importância, estão completamente enganados.

É provável que seja possível obter-se sucesso online sem todas estas horas e sacrifício pessoal, da mesma forma que é possível ganhar milhões, mas se esse é o seu plano, continues esperando sentado. Todas as pessoas que eu conheço que atingiram sucesso online, fizeram-no à custa de muito trabalho e sacrifício.

Se ainda não atingiu o sucesso que pretendes, a primeira coisa que tens que perguntar a si mesmo se estás trabalhando e a fazendo os sacrifícios que descrevi.

Tentar, tentar, tentar…

Há quem diga que para se ganhar dinheiro online “vale mais um bom site que 100 sites de m*rda”, e são capaz de ter razão. Mas a isto eu respondo que muitas vezes é preciso criar 100 sites de m*rda até encontrar “aquele site”.

Normalmente as pessoas são aconselhadas a iniciar-se no mundo online com sites sobre assuntos que dominam, e é natural que assim seja. Começa-se normalmente com temas relacionados com a profissão ou com “hobbies”. Começar assim faz com que seja mais fácil escrever e continuar, mesmo quando os resultados demoram em não aparecer.

Raramente o sucesso online acontece com o primeiro site, e é preciso ter capacidade e vontade de persistir. A grande maioria dos sites que criamos não dão em nada, mas temos que ir aprendendo com cada site, tirar ilações, e ver o que funcionou e não funcionou.

Muitas vezes acabamos por “tropeçar” naquele que será “aquele site” que nos vais impulsionar os rendimentos online. Outras vezes vamos descobrir um nicho ou um modelo de negócio que se torna a nossa praia, aquele onde nos vamos sentir mais confortáveis e de onde vamos retirar os maiores rendimentos. Pode até acontecer que aquele nicho onde vamos fazer sucesso não seja um no qual começamos como “especialistas”, mas com o tempo, leitura e pesquisa, acabamos por dominar o nicho.

No “mundo real”, não podemos hoje montar um restaurante, para em algumas semanas trocarmos por uma loja, etc sem que isso nos leve à ruína. No entanto, na internet isso acaba por ser possível, e podemos tentar um nicho hoje e amanha outro, tudo por um custo muito reduzido. O único verdadeiro investimento é o nosso tempo, que sendo um bem precioso, acaba por ser de “valor” reduzido nos primeiros tempos da nossa aventura online.

(Re)Investir no negócio

Uma das grandes vantagens dos negócios online são os reduzidos investimentos necessários para se entrar em quase qualquer modelo de negócio. No entanto, pensar que não é necessário investir e reinvestir no negócio é irrealista, mas é infelizmente a ideia generalizada das pessoas que se iniciam online.

Eu costumo dizer que as pessoas investem mais facilmente 50 mil Reais num restaurante, ao qual é preciso depois somar os milhares de reais de despesa mensal que se somam, do que 30 Reais por mês num bom autoresponder para os sites.

Investir em domínios, alojamento de qualidade, e depois reinvestir os ganhos em design, produção de conteúdos, formação, ebooks, email marketing, publicidade, software e ferramentas de produtividade são indispensáveis para o sucesso online.

Concordas que estes três fatores são os mais importantes para o sucesso online? Que outros fatores ou características consideras importantes? Deixe sua opinião!

5 (100%) 1 voto

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *