Trabalhar Em Casa: Você Realmente Está Preparado?

Todos nós, blogueiros e webmasters, trabalhamos diariamente em nossos projetos com o sonho de um dia trabalhar a partir de casa, sem patrões, sem horários definidos e fazendo somente aquilo que mais gostamos. Tenho a felicidade de trabalhar a partir de casa há alguns anos, e verdade seja dita, é uma das melhores coisas que a vida nos pode oferecer. No entanto, tal como em qualquer trabalho ou emprego, ser um freelancer o tempo inteiro exige uma grande auto-disciplina e sentido de orientação, especialmente que os objetivos sejam cumpridos e você consiga superar as dificuldades quando elas aparecem.

Independentemente do tipo de trabalho que você desenvolva, seja criar blogs atualizados regularmente, seja investir em nichos de mercado para ganhar dinheiro, seja criar sites de classificados, vagas no brasil, apostas, lojas de e-commerce, vender produtos digitais, ou simplesmente desenvolver websites, trabalhos de webdesign ou design gráfico, o foco é o mais importante. É preciso disciplina e sentido de orientação para conseguir combater a preguiça de trabalhar ou simplesmente evitar o televisor, os seriados e a geladeira, coisas que normalmente afetam drasticamente a performance de qualquer blogueiro ou freelancer.

VOCÊ TEM EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL?

A experiência profissional é um dos aspectos mais importantes a ter em consideração quando o desejo é trabalhar a partir de casa. Se você está terminando seu curso, andou procurando empregos e acabou decidindo trabalhar a partir de casa, então tenha consciência de que você está pensando da forma errada. Quer você seja um blogueiro, webmasters, webdesigner, etc., é extremamente importante que você tenha alguma experiência profissional acumulada, para que quando começar a trabalhar a partir de casa, você saiba concretamente o que tem de fazer para conseguir ganhar dinheiro e pagar suas contas no final do mês.

Para todos aqueles blogueiros que trabalham em meio-tempo, conjugar seus blogs e projetos na internet com seus empregos é sem dúvida uma tarefa bastante complicada, mas tem as suas vantagens. E a experiência profissional adquirida ao longo de anos de trabalho em meio-tempo é um excelente propulsor para fazer a transição para um trabalho a partir de casa. Se você ainda não tem muita experiência, considere comprar livros, ebooks, cursos e ler artigos em sites e blogs. Aumentar seu conhecimento só lhe dará ferramentas para conseguir tornar-se mais rapidamente autônomo, organizado e orientado para seus objetivos.

VOCÊ TEM DINHEIRO QUE LHE DÊ SUPORTE?

A parte do poupar dinheiro é igualmente importante quando o objetivo é trabalhar a partir de casa. A não ser que o seu blog já lhe renda alguns milhares por mês, você irá sentir dificuldades em alguns meses da sua atividade. Além disso, ter poupanças é extremamente importante em situações imprevisíveis como falhas no servidor, uma penalização do Google, ou outras situações que possam fazer com que seus rendimentos diminuam drasticamente e você precise de dinheiro para continuar pagando as suas contas normalmente.

Todos nós já passamos por dificuldades em determinados períodos de nossas vidas, e trabalhar a partir de casa tem um risco acrescido no que a esse aspecto diz questão. Não existe renda fixa no final do mês, não existem subsídios, 13º salário ou ajudas de custo, você só recebe aquilo que foi capaz de produzir ao longo do último mês. Isso significa que você tem obrigatoriamente de pensar nas estratégias de poupança também, a fim de criar algum fundo que lhe permita respirar e viver tranquilamente, mesmo em períodos menos positivos da sua atividade como blogueiro profissional.

VOCÊ TEM RENDIMENTOS CONSTANTES?

Embora na internet nenhum rendimento seja constante e todos sejam variáveis, a verdade é que você consegue ter uma noção clara de quais os rendimentos médios que os seus projetos lhe dão. Quer você monetize seus sites com anúncios do Google Adsense, Programas de Afiliados ou venda de publicidade direta a anunciantes, você sabe concretamente quanto rende em média cada um dos seus sites/blogs, e isso permite-lhe ter consciência de qual o ponto de situação em que você se encontra. Se seus rendimentos são relativamente inconstantes e em alguns meses você consegue vários milhares de Reais e em outros meses apenas alguns centenas, considere perceber porque isso acontece e como você pode contornar esse problema.

Se você já tem rendimentos fixos de alguns milhares por mês, que normalmente tendem a aumentar à medida que você trabalha mais e produz mais conteúdo, então isso é uma janela de oportunidade para você trabalhar a partir de casa e aproveitar o “tempo inteiro” para se dedicar a seus projetos. Se você dedica apenas 3/4 horas por dia a seus projetos e consegue excelentes rendimentos, imagine como seria se você tivesse trabalhando nesses projetos o dia inteiro.

VOCÊ É ORGANIZADO E DISCIPLINADO?

A organização profissional e auto-disciplina é fundamental para quem trabalha a partir de casa. Manter o televisor ligado ou a geladeira constantemente aberta não são solução. É importante que você mantenha algum rigor em seu trabalho, estabelecendo horários concretos para trabalhar, definindo concretamente quais as tarefas que tem de realizar em todos os seus dias, e principalmente quais os objetivos e metas que você pretende atingir. Se você trabalhar a partir de casa mas não tiver um horário para acordar e para deitar, o mais provável é que a sua produtividade seja exageradamente baixa e você sofra as consequências dessa desorganização profissional.

Utilize ferramentas de agendamento de tweets, agendamento de postagens no facebook e outras, para o auxiliar em seu trabalho mais monótono e robotizado, e aproveite o seu tempo para ser criativo, desenvolver novos projetos, encontrar bons nichos de mercado para ganhar dinheiro, escrever conteúdo de qualidade em seu blog, etc.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES?

Você alguma vez pensou como é que vai enfrentar as dificuldades de trabalhar sozinho a partir de casa? Não ter ninguém com quem conversar, ter de ser auto-disciplinado e criar seus próprios horários, ter de conviver com a inveja alheia em sua área de negócio, entre uma série de outras coisas que mudam completamente em sua rotina profissional? É preciso que você esteja bastante bem preparado para enfrentar todas esses mudanças, caso contrário, da primeira vez que alguém disser mal do seu trabalho, você vai automaticamente baixar os braços e não saber o que fazer.

Este tipo de preparação exige basicamente todos os aspectos falados anteriormente, mas acima de tudo uma grande consciencialização de que a sua vida nunca mais será como antes. Você terá de ser o seu motivador, o seu confidente, o seu patrão, o seu despertador, a sua agenda, e tudo mais. Se você não está preparado para conviver com todas essas dificuldades, evite ao máximo trabalhar a partir de casa, e procure uma solução que se adapte mais facilmente ao seu tipo de pessoa. Os espaços de coworking no brasil são uma solução interessante, por exemplo.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA TRABALHAR EM CASA?

Alguma vez imaginou como seria trabalhar a tempo inteiro a partir de casa? Sente-se preparado para embarcar nessa aventura de trabalhar todos os dias a partir de sua casa? Deixe o seu comentário!

5 (100%) 1 voto

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *